MESTRADO INTEGRADO
MEDICINA VETERINÁRIA

Estudos Básicos
Ciências da Saúde Animal
(1º Ciclo do MIMV)

Por força do n.º 3 do artigo 19 do D.L. nº 74/2006 de 24 de março, alterado pelos Decretos-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho e n.º 115/2013 de 7 de agosto e pelo Despacho n.º 7287-A/2006, II Série, de 31 de março, é conferido o grau de licenciado em Estudos Básicos em Ciências da Saúde Animal, aos estudantes que tenham realizado os 180 créditos, correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.


Formação Médico-Veterinária da FMV-ULisboa acreditada pelo European Committee of Veterinary Education (ECOVE) e pela European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE) até 2024

Mestrado Integrado
Medicina Veterinária (MIMV)

O MIMV tem a duração de 11 semestres (5,5 anos), compreendendo um total de 330 ECTS, sendo constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 300 ECTS, distribuídos por dez semestres, e por um Estágio curricular e a respetiva dissertação de mestrado num total de 30 ECTS.

O plano de estudo consiste em unidades curriculares obrigatórias (285 ECTS) e unidades curriculares opcionais.


CONSULTAR
 
. Plano de Estudos do MIMV 
. Regulamento do MIMV - Despacho n.º 7368/2019, de 20 de agosto 
. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências e de Admissão a Exame Final dos 1ºs e 2ºs Ciclos de Estudos da FMV-ULisboa  

Logbook

Com o objetivo de melhorar a orientação e estimular a proatividade dos estudantes do MIMV ao longo do seu treino clínico, foi instituído um documento em suporte físico para registo dessas atividades, designado por Logbook.

O Logbook é uma caderneta de registos, onde estão listadas as competências práticas clínicas essenciais à atividade profissional (Day One Skills) que o estudante deve adquirir e cuja execução é comprovada por docente ou técnico autorizado.

O Logbook é pessoal e intransmissível e é distribuído a cada estudante do 2º ano do MIMV no início do segundo semestre.

O preenchimento total do Logbook é requisito obrigatório para a conclusão do MIMV, devendo ser entregue na Secretaria até à inscrição no 6º ano curricular.

As normas específicas de utilização do Logbook estão definidas em despacho conjunto dos Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico: Normas regulamentares do Logbook do MIMV

Estudante em Regime Geral a Tempo Parcial

Os estudantes em regime geral a tempo parcial (1º e 2º Ciclo) podem inscrever-se até ao máximo de 40 ECTS, por ano letivo.

a) Até 19 ECTS corresponde a 35% do valor anual da propina devida pelo estudante em regime geral a tempo integral;

b) De 20 a 40 ECTS corresponde a 65% do valor anual da propina devida pelo estudante em regime geral a tempo integral;

c) Mais de 40 ECTS paga a totalidade do valor anual da propina devida pelo estudante em regime geral a tempo integral.

O pagamento das propinas poderá efetuar-se através da rede Multibanco após disponibilização das referências necessárias ao pagamento via Multibanco, através do FénixEdu. 

Mobilidade

A FMV tem em curso diferentes programas de mobilidade, ao abrigo dos quais envia os seus estudantes para instituições nacionais ou estrangeiras e recebe estudantes dessas instituições. Os estudantes do MIMV poderão candidatar-se para realizar a mobilidade no 4º ano (os dois semestres) ou no 6º ano (períodos de 3 a 6 meses).

Apenas serão consideradas mobilidades de estudantes com o máximo de 20 ECTS em atraso.

As candidaturas abrem anualmente, em período a designar pelo Gabinete de Relações Externas (GRE).

Os estudantes candidatam-se aos vários programas de mobilidade de acordo com as instruções disponibilizadas pelo GRE, nomeadamente através da página da FMV no atalho “Internacional”.

Os estudantes devem indicar, por ordem de preferência, até três locais de acolhimento.

A mobilidade tem uma duração mínima de 3 meses e máxima de 9 meses.

A FMV tem acordos internacionais no âmbito do Programa Erasmus+ com as universidades dos países referidos no quadro abaixo:

Espanha | Brasil | Hungria | Áustria | Eslováquia | Eslovénia | Roménia Suécia | Itália | Polónia | Finlândia | Bélgica | Holanda | Alemanha

Gabinete de Mobilidade
erasmus@fmv.ulisboa.pt
Dr.ª Alexandra Matos

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Regulamento – Despacho n.º 470/2012, de 13 de novembro

Erasmus +

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

Entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014 e consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.

O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para informações, consultar a página do ERASMUS + 

MESTRADO
Segurança Alimentar (MSA)


Este curso de Mestrado completa-se com a obtenção de 120 ECTS, sendo 60 obtidos da componente letiva (2 semestres no 1º ano), 8 ECTS dos quais obtidos em unidades curriculares opcionais (4 ECTS em cada semestre) de pelo menos, duas áreas científicas do Curso, considerando a preferência e as expectativas dos estudantes.

O 2º ano do Curso de Mestrado corresponde a trabalho de investigação e à redação da dissertação (60 ECTS), cujo tema pode ser enquadrado em um dos seguintes domínios: Ciências Básicas da Segurança Alimentar/ Produção de Alimentos/ Higiene Alimentar / Biossegurança.

O Diploma de Pós-graduação em Segurança Alimentar é obtido através da frequência com aproveitamento em todas as unidades curriculares dos dois semestres letivos do 1º ano do Curso de Mestrado.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Consultar o Plano de Estudos do MSA  

MESTRADO
Ciências Equinas (MCE)


O Curso de MCE tem a duração de 4 semestres (2 anos), compreendendo um total de 120 créditos europeus de transferência (ECTS), sendo constituído por uma parte curricular com 62 ECTS e uma dissertação de 58 ECTS.

Tem como objetivos Gerais:
Proporcionar uma formação de elevado nível na área da produção e da utilização dos equinos, alicerçada no conhecimento técnico e científico mais atual, contribuindo assim para a formação de profissionais dotados de uma sólida formação nas ciências básicas e aplicadas desta área, através da potenciação de recursos humanos e materiais de três escolas da ULisboa, com ensino e investigação nos domínios das ciências veterinárias, agrárias e do desporto.

Contribuir para o desenvolvimento e consolidação da investigação científica neste domínio, fomentando a aplicação de conhecimento especializado sobre metodologias e técnicas inovadoras que permitam o desenvolvimento do sector e promovendo a integração dos estudantes em redes de investigação nacionais e internacionais.

O MCE será coordenado pela Faculdade de Medicina Veterinária, mas terá o envolvimento formal de mais duas Escolas da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto Superior de Agronomia.

O Mestrado em Ciências Equinas conta também com a valiosa colaboração de duas importantes entidades do setor, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) e a Federação Equestre Portuguesa (FEP), cujos contributos constituirão uma significativa mais valia na vertente da utilização dos equinos e da organização da sua componente desportiva

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Consultar o Plano de Estudos do MSA  

MESTRADO
Engenharia Zootécnica – Produção Animal (MEZ-PA)


Este curso de Mestrado é uma parceria das seguintes escolas da ULisboa:
 . Instituto Superior de Agronomia
 . Faculdade de Medicina Veterinária

O Mestrado completa-se com a obtenção de 120 ECTS, sendo 60 obtidos na componente letiva (2 semestres no 1º ano), e 18 ECTS obtidos no 1º semestre do 2º ano em unidades curriculares opcionais de pelo menos duas áreas científicas do Curso, tendo em conta a preferência e expectativas dos estudantes.

O 2º ano do Curso de Mestrado corresponde a trabalho de investigação e à redação da dissertação (40 ECTS) cujo tema pode ser enquadrado em um dos seguintes domínios: Ciências Básicas da Segurança Alimentar/ Produção de Alimentos/ Higiene Alimentar / Biossegurança e à frequência da unidade curricular de Comunicação em Ciência (2 ECTS).


MESTRADO
Mestrado em Microbiologia


Este curso de Mestrado é uma parceria das seguintes escolas da ULisboa:
  . Instituto Superior Técnico
  . Faculdade de Ciências
  . Faculdade de Medicina
  . Faculdade de Medicina Veterinária

O Programa do Mestrado em Microbiologia inclui 2 anos letivos devendo os estudantes obter um mínimo de 120 unidades de créditos (ECTS). Envolve uma forte componente de ensino laboratorial, unidades curriculares opcionais e a produção de uma dissertação.

Para se candidatarem à unidade curricular de "Dissertação de Mestrado em Microbiologia", os estudantes têm que ter concluído pelo menos 24 ECTS no 1º Semestre.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Consultar o plano de estudos e informações complementares 

DOUTORAMENTO
Ciências Veterinárias (DCV)


A ULisboa, através da FMV, confere o grau de doutor em Ciências Veterinárias, nas especialidades de Clínica, Sanidade Animal, Produção Animal, Segurança Alimentar, Ciências Biológicas e Biomédicas e ministra o ciclo de estudos a ele conducente.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Consultar o Plano de estudos e informações complementares em regulamento

DOUTORAMENTO
Ciências da Sustentabilidade


O Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade – Recursos, Alimentação e Sociedade é fruto de uma colaboração de 47 docentes de 17 escolas da ULisboa.

Este Doutoramento oferece um programa inovador que procura a interdisciplinaridade, a aplicação da ciência experimental a problemas reais, e a integração do conhecimento e da inovação com a participação da sociedade e dos cidadãos. Tem como principal objetivo promover formação avançada de excelência e competitiva internacionalmente, integrando transversalmente conhecimento sólido e atual para o desenvolvimento sustentável.

Está orientado para dotar recursos humanos com ferramentas que permitam entender e dar respostas aos desafios atuais e futuros colocados à sustentabilidade e que resultam da compreensão das interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos para elaboração de novas soluções e políticas inovadoras.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Consultar o plano de estudos e mais informações complementares 

Unidades Curriculares Isoladas de 1º 2º e 3º Ciclos de Estudos 



Podem candidatar-se a unidades curriculares isoladas:
  . Estudantes de qualquer unidade orgânica da ULisboa, inscritos em ciclo de estudos distintos do ciclo ao qual pertence essa unidade curricular;
  . Estudantes de qualquer unidade orgânica da ULisboa, inscritos num ciclo de estudos ao qual pertence essa unidade curricular como opcional, que a pretendam realizar para além das requeridas para conclusão do correspondente Plano de Estudos;
  . Estudantes externos à ULisboa, inscritos em ciclo de estudos de outra instituição de ensino superior;
  . Outros interessados, sem qualquer vínculo a instituições de ensino superior.

Os interessados deverão candidatar-se à inscrição através de requerimento próprio e nos prazos estipulados pela FMV-ULisboa, anunciados na nossa página web.

Pela candidatura é devido o pagamento dos respetivos emolumentos, fixados pelo Conselho de Gestão da FMV.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Regulamento FMV (Despacho n.º 9599/2012, de 16 de julho) 
Regulamento ULISBOA Despacho nº8389/2014, de 27 de junho